Doenças cardiovasculares: prevençao e controle

Espaço para informação do paciente
Doenças cardiovasculares: prevenção e controle

Fatos:

As doenças do aparelho cardiovascular são a causa líder de mortalidade segundo relatório da Organização Mundial de Saúde. O problema não e mais dos países desenvolvidos, 80% das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países em desenvolvimento. Ainda:

- 16,7 milhões de mortes ou 29% de todas as mortes mundiais decorrem de doenças cardiovasculares em suas diferentes formas

- aproximadamente 20 milhões de indivíduos sobrevivem s a eventos cardiovasculares anualmente estando essas pessoas sob maior risco de morte ou novos eventos.

- as doenças cardiovasculares não possuem fronteiras geográficas, de sexo ou sociais.

- esse enorme fardo pode ser reduzido através do diagnostico e controle dos fatores de risco cardiovascular: hipertensão arterial, dislipidemias (colesterol elevado), diabetes, tabagismo e obesidade.

As doenças cardiovasculares incluem:

Doenças coronarianas (infarto agudo do miocárdio e angina)

Doenças cerebrovasculares (AVC)

Hipertensão arterial (pressão alta)

Insuficiência cardíaca

Estima-se que 20 milhões de pessoas sobrevivam aos eventos cardiovasculares estando esses indivíduos sob maior risco de morte e novos eventos cardiovasculares.

Porque isso esta acontecendo?

A partir da industrialização e da urbanização das civilizações hábitos dietéticos e de vida inadequados tornaram-se padrões de vida. Ingestão de alimentos altamente calóricos e pobres em nutrientes em grandes quantidades, gorduras trans, sedentarismo e consumo de tabaco resumem os hábitos de vida inadequados da população atualmente. Pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes são os fatores biológicos principais na genese das doenças cardiovasculares.

O que pode ser feito?

Prevenção e a palavra chave. Modificar os hábitos de vida e de fato uma das medidas mais eficazes que podemos tomar. No entanto, sabemos da grande dificuldade que temos para modificar nossos antigos hábitos por mais simples que sejam. Em outra área do site você pode encontrar orientações nutricionais e de hábitos de vida recomendadas pelas organizações de saúde.

Podemos diagnosticar e controlar o mais precocemente possível os fatores de risco biológicos possibilitando prevenir os eventos cardiovasculares (infarto, derrame cerebral). Procure seu medico para conhecer como diagnosticar e prevenir tais acontecimentos.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>